As ferramentas de Lean Design
Lean Canvas
O Lean Canvas é uma adaptação do Canvas de Modelo de Negócio .Este modelo é apresentado no livro Correndo Lean, Ash Maurya . Neste livro, o autor aplica o conceito Lean, nascido em 1900 Toyota perto o desenvolvimento de aplicações web. Baseia-se em três metodologias : Desenvolvimento de Clientes ( Steve Branco), Lean Startup (Eric Ries ) e Modelo de Negócio Geração (Alex Osterwalder ) .
Ash Maurya propõe a utilização da tela e , em seguida, ele polonês iterativa com base nestes três passos :
- Problema / Solução Fit : tem três requisitos : o modelo de negócio consubstanciado na tela, uma página de destino , onde o problema ea solução que fornecemos e do blog (que também ajuda a fazer com que você começou a trabalhar no SEO) é explicada . O objetivo é a realização de entrevistas com os potenciais clientes , fornecedores, canais , ... para ir para refinar nosso produto confiando em que o feedback .
- Product / lançamento: os lançamentos mínimas viáveis de produtos e comportamento de early adopters é estudado . Entrevistas sobre o MPV também são realizados .
- Fit produto / mercado : este passo vem quando as pessoas usam nosso produto regularmente.
Converse com qualquer um diagrama de blocos :
Problema segmentos e clientes
- Descreva três problemas para o segmento de mercado para o qual você está indo. Se você pretende atacar vários segmentos de mercado tem que fazer isso para cada um deles .
- Listar as alternativas que os seus potenciais clientes utilizar para resolver esses problemas hoje.
- Tentar definir quem serão seus primeiros adeptos .
Proposta de valor única
A proposição de valor é o conjunto de benefícios que os clientes irão escolher para a sua empresa. Você deve fazer um exercício de empatia e tentar colocar em prática para entender o que você está fazendo e modificá-lo conforme necessário ( pivôs geralmente a proposição de valor inicial não é o caminho certo , !) .
- Seja diferente, mas certificando-se de que você diferencial é relevante.
- Concentre-se nos early adopters . Muitas pessoas tentam alcançar o consumidor médio , a fim de obter o mercado de massa , mas em geral , a sua mensagem é diluída no processo .
- Destaca os benefícios de seu produto , concentrando-se sobre o que beneficia seus clientes. Muitas das características de seu produto pode ser ótimo para você , mas irrelevante para o cliente.
solução
Lista a solução para todos os problemas. Inicialmente trabalhando com cenários que você não obcecar sobre este ponto.
Canais
Os canais têm quatro funções : comunicação, distribuição, venda e suporte pós-venda.
- Desenvolve primeiros canais gratuitos: SEO mídias sociais, blogs, widgets, email / newsletter.
- Pagamento : PR , SEM, Diretórios , webscasts , patrocínios, banners , ...
- Canais Indiretos : Muitas startups gastar muito tempo e energia tentando encontrar parceiros estratégicos. Primeiro tentar vendê-lo a si mesmo, em seguida, deixar que outros o façam .
- Conferências e eventos como canal : embora não seja uma maneira de obter vendas diretas é uma boa maneira de tornar-se conhecido e fazer barulho .
Principais métricas
Definir alguns indicadores que podem refletir o sucesso do seu produto, e não levá-los no olho!
vantagem injusta
Imagine que um dos seus parceiros rouba o seu código , você vai para um país com salários mais baixos , desenvolve os mesmos lançamentos de produtos e com um preço mais baixo , você ainda tem um negócio ?
Uma vantagem significativa é algo que não pode ser copiado ou adquirido facilmente .
